Mamografia Digital

O QUE É MAMOGRAFIA DIGITAL?

 

É uma radiografia realizada com equipamento exclusivo para estudo das mamas. A mamografia é o melhor exame para detectar precocemente o câncer de mama mesmo antes que o paciente ou o médico possam notar qualquer alteração. De acordo com o FDA, órgão americano de Vigilância Sanitária, a mamografia pode detectar o câncer de mama até dois anos antes dele se manifestar clinicamente. Quanto mais cedo for diagnosticado, maior a possibilidade de cura.

 

Como a mulher deve proceder?

 

Fazer o autoexame a partir dos 35 anos de idade, uma vez ao mês, após a menstruação,       procurando algumas alterações tais como:

 

nódulo;

espessamento da pele que pode estar acompanhado de prurido;

abaulamentos ou depressões na pele;

secreção sanguinolenta espontânea pelo mamilo;

modificação na forma e no posicionamento dos mamilos.

Muitas dessas alterações podem não ser devido ao câncer. Portanto, procure seu médico se apresentar alguma dessas anormalidades.

 

Quando realizar a primeira mamografia?

 

O Colégio Brasileiro de Radiologia e a Sociedade Brasileira de Mastologia recomendam a 1ª mamografia, de base, entre os 36 e 40 anos. A partir dos 40 anos o exame deve ser realizado anualmente.

 

Fazer mamografia causa algum risco à saúde?

 

Nos equipamentos Digitais, atuais, a dose de radiação é muito baixa, não causando risco à saúde. As mamas são submetidas a uma compressão durante o exame, para diminuir a espessura, o que ocasiona certo desconforto, porém suportável.

 

Em que período do mês se deve fazer a mamografia?

 

Preferencialmente antes ou após a menstruação, épocas em que as mamas estão menos dolorosas. Normalmente são realizadas duas radiografias de cada mama, embora imagens adicionais possam ser necessárias para melhores esclarecimentos.

 

Preparo:

 

Este exame não necessita de preparo prévio.

No dia do exame você não poderá usar desodorante, talco ou creme na região das mamas e axilas, pois estes produtos contêm substâncias radiopacas (aparecem na radiografia) que podem interferir na interpretação de seu exame.

De acordo com as recomendações internacionais, seu exame será avaliado por dois médicos especializados, para que possamos lhe garantir um diagnóstico mais preciso.

Caso tenha exames anteriores de mamografia, ultrassonografia e ressonância magnética das mamas, pedimos a gentileza de trazê-los. Se você já realizou biópsia de mama, traga também o resultado do estudo anatomopatológico e o exame que orientou o procedimento. A comparação com exames anteriores proporciona diagnósticos mais precoces e evita, muitas vezes, a realização de incidências adicionais.

Outros assuntos podem te interessar!

Confira agora mesmo!