Skip to main content

Iodoterapia ou Radioiodoterapia: Principais dúvidas

O Termo “Medicina Nuclear” ainda gera muito receio e curiosidade em muita gente. Por se tratar de uma área não tão popularizada, nesta postagem vamos responder algumas dúvidas acerca especificamente da Iodoterapia e do Quarto Terapêutico. Vamos lá?

O que é a Iodoterapia?

A Iodoterapia ou Radioiodoterapia é um tratamento utilizado há mais de 80 anos que baseia-se no uso de um medicamento radioativo (iodo-131) no combate das células cancerígenas presentes na tireoide. Como a medicação leva um tempo até circular pelo organismo, os pacientes que passam por este procedimento podem necessitar de um período de isolamento, para que o composto químico circule pelo organismo, exerça sua função e seja eliminado.

Como é o Quarto Terapêutico

O Quarto Terapêutico é um ambiente capaz de garantir total segurança e conforto ao paciente durante o período que ele fica isolado, que é em média de um a dois dias. Em Campina Grande (PB), a Clínica Dr. Wanderley é a única unidade de saúde a dispor desse tratamento.

Ele se assemelha com um quarto comum, composto por cama, banheiro e até televisão.

Como é eliminado o radiofármaco? 

A principal forma é através da urina, porém outras formas também fazem essa função como o suor, fezes e saliva.

Existem efeitos colaterais para quem realiza esse tipo de tratamento?

Apesar do procedimento ser considerado altamente seguro, em curto prazo, o paciente pode apresentar alguns efeitos sim. Os mais comuns são: Sensibilidade no pescoço, náuseas e vômitos, inchaço e sensibilidade nas glândulas salivares, boca seca e alterações no paladar.

Gostou das informações? Ficou ainda com alguma dúvida? Fala com a gente! 📞 (83) 3310.3000 

Voltar ao topo da página